Gota

Gota

Gota-no-pe
O que é gota?

A gota é um tipo de doença reumática que pode causar artrite (dor intensa e de início súbito, calor, rubor, dificuldade de movimentar a articulação)

Por que um indivíduo tem gota?
A gota geralmente está associado ao aumento do ácido úrico no sangue e que pode ser por aumento de sua produção ou dificuldade de eliminação. Esse ácido úrico aumentado pode se depositar nas articulações e precipitar crises de artrite.

Qual dieta devo seguir?
Apesar da maioria da população pensar que há uma forte influência da dieta na precipitação das crises, isso não é o principal fator e pode variar de paciente para paciente. Até hoje só foi comprovado cientificamente que há uma associação entre aumento dos níveis sanguíneos do ácido úrico e a ingestão de álcool, diuréticos e aspirina. Portanto, o paciente não precisa fazer uma dieta rigorosa como antigamente.

Qual é o tratamento?
O tratamento medicamentoso pode ser na crise ou no período intercrise, com o objetivo de redução dos níveis de ácido úrico. Além da identificação de fatores que podem estar contribuindo para a deflagração de crises. Controle do peso, com dieta e atividade física, da glicemia, do colesterol e triglicerídeos, pois geralmente quem tem gota apresenta outras alterações metabólicas.

Fonte: Roberta Koyama (Reumatologista)